sábado, 24 de novembro de 2007

É probido ou É proibida?



É papel da escola instruir nossos falantes a conhecer os níveis da linguagem e prepará-los para os vestibulares e concursos, pois ao contrário do que os linguísticos falam, quando afirmam que ninguém fala errado, não admite-se erros da língua nas redações e questões que encontramos numa prova de português.

Sempre passo em frente a uma escola quando vou à universidade. Uma vez vi escrito na entrada da escola: "Proibido a entrada de carros no pátio da escola." De cara, percebi o erro, pois confusões assim são facilmente eliminadas quando nossa memória consegue entender o que é certo ou errado.

Então pensei comigo: "A escola não está cumprido com sua função, porque o certo é "É proibida a entrada de carros no pátio da escola." Então você pode perguntar: "Por quê?"

Veja bem:

Você diria "A entrada de carros no pátio da escola é proibido?" Óbvio que não, certo? Você perceberia que proibido deve concordar com o sujeito. E como o sujeito vem precedido pelo artigo "a", então dever ser "proibida" e não "proibido".

Exemplos:

É proibido entrada de animais.

É proibida a entrada de animais.

Entendeu?

Expressões como é proibido, é preciso, é necessário, é bom, etc. ficam invariáveis (=masculino singular) quando o sujeito não vier determinado por artigo ou por certos pronomes.