domingo, 17 de março de 2013

Plano de Curso de Língua Portuguesa - 7º ano


PLANO DE CURSO –  7º ANO
Disciplina: Língua Portuguesa

I BIMESTRE

Objetivo Geral:
  • Reconhecer o conto e a crônica no gênero do narrar na especificidade de: intenção, contexto, circunstância comunicativa, conteúdo temático, construção composicional e recursos linguísticos.


Objetivos Específicos:
  • Desenvolver habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices de previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
  • Identificar os elementos da narração e do enredo;
  • Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
  •  Aprimorar a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase;
  • Debater temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentação oral;
  • Desenvolver a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática normativa;
  • Reconhecer os substantivos e seus determinantes em diferentes situações textuais


Conteúdos:
Estudo da língua:
  •  Língua falada e língua escrita;
  •  O substantivo e seus determinantes;
  •  Formação de palavras;
Unidade suplementar:

  •  I- Competência comunicativa: gramática natural e gramática normativa;
  • II- Ortografia e acentuação gráfica

 Gêneros:
  • 1  - Conto;
  •  2  - Crônica


Metodologia:
  • Aulas expositivas, aulas teórico-práticas com leituras e análises de textos, leitura extraclasse, emprego de recurso audiovisual, trabalhos dirigidos (individuais e em grupos), produção de gêneros textuais por meio de orientação e/ou individuais ou em grupo, aplicação de exercícios.


Recursos didáticos:
  • Livro didático e paradidáticos, quadro branco, pincel para quadro branco, notebook, impressora, fotocopiadora, data show, Tv Prendrive, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de leitura, biblioteca, dicionário,  revistas, jornais, cartolinas, Papel A4, papel com pauta, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, cola, tesoura, etc.


Avaliação:
  •  O aluno será avaliado através das atividades propostas em sala ou extraclasse, avaliação escrita e conselho de classe.


II BIMESTRE

Objetivo Geral:
  • Reconhecer os diferentes gêneros do relato na especificidade de: intenção, conteúdo temático, contexto, construção composicional, circunstâncias comunicativas e recursos linguísticos.


 Objetivos Específicos:
  • Desenvolver habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices de previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
  • Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
  •  Aprimorar a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase;
  •  Debater temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentação oral;
  •  Desenvolver a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática normativa;
  • Identificar o verbo e locuções em diferentes situações textuais.


 Contéudos:
Estudo da língua:
  •  Pontuação: uso da vírgula;
  •  Verbo: usos dos tempos verbais; locuções verbais; flexões ( pessoa, número, tempo, modo);  Conjugações.

Unidade suplementar:
  •  III   - Um pouco mais sobre pontuação;
  •  Modelos de conjugação verbal (verbos regulares)

Gêneros:
  •  3  -  Relato e memória: diário, biografia e autobiografia;
  •  4 -  Relato de experiência: diário e registro de viagem.


Metodologia, Recursos Didáticos e Avaliação ( ver I Bimestre)

III BIMESTRE

Objetivo Geral:
  •  Reconhecer as características do texto poético, bem como a notícia como o gênero de relato na especificidade de: intenção, contexto, circunstância comunicativa, conteúdo, construção composicional e recursos linguísticos.


Objetivos específicos:
  •  Desenvolver habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices de previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
  •  Aprimorar a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase;
  •  Debater temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentação oral;
  • Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
  • Desenvolver a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática normativa;
  • Distinguir poesia e prosa;
  • Identificar os elementos do gênero notícia através da assimilação e produção textual;
  • Conhecer as técnicas de sonoridade e imagem do poema e produzir poemas a partir dessas técnicas;
  • Reconhecer o verbo, advérbio e locução adverbial em diferentes situações textuais;
  • Conhecer os recursos de construção e linguagem figurada em diferentes situações textuais.


Conteúdos:
  • Estudo da língua:
  •  Recursos de construção e linguagem figurada:
  •  Metáfora, personificação, aliteração, trocadilho;
  •  Advérbio e locução  adverbial;
  • Verbo: tempos e aspectos do presente;
  • Formas nominais, locuções verbais.

Unidade suplementar:
  • IV- A escrita e os sons da fala (1);
  • Modelos de conjugação verbal (verbos auxiliares).

Gêneros:
  • 5 – Poemas;
  • 6 – Notícias.


Metodologia, Recursos Didáticos e Avaliação ( ver I Bimestre)

 IV BIMESTRE

Objetivo Geral:
  • Reconhecer a reportagem e o artigo como gênero do relato e do argumento nas suas especificidades.


Objetivos Específicos:
  • Desenvolver habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices de previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
  • Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
  • Aprimorar a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase;
  • Debater temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentação oral;
  •  Desenvolver a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática normativa;
  • Identificar os elementos do gênero notícia através da assimilação e produção textual;
  • Construir o conceito de sujeito, predicado, bem como identificar os tipos de sujeito em diferentes situações textuais;
  • Observar e reconhecer o papel semântico e estilístico do sujeito e do predicado na construção de textos;
  • Identificar em um texto a frase e a oração;


Conteúdos:
Estudo da língua:
  •  Sujeito e predicado;
  •  Frase e oração;
  • Sujeito e verbo na oração;
  • Tipos de sujeito;
  • Ordem direta e ordem inversa;
  • Ordem frasal.

Unidade suplementar:
  •  V- A escrita e os sons da fala (2): - am e ão;
  • VI- Mas/mais;
  •  Modelos de conjugação verbal ( verbos irregulares).

Gênero:
  • 7- Reportagem;
  • 8- Artigo de opinião.


Metodologia, Recursos Didáticos e Avaliação ( ver I Bimestre)
  
Referência:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin,  Vera Lucia de Carvalho Marchezi. Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed. – São Paulo: Ática, 2009.
ISBN  978 85 08 12353 7 (livro do professor) – 7º ano.

sexta-feira, 15 de março de 2013

O existencialismo e o filme o sétimo selo


Por José Salazar - acadêmico de direito

O existencialismo não tem uma corrente filosófica unificada. Iniciada por volta do século XIX, possui profundas diferenças em termo doutrinário, propagava que a crença do pensamento filosófico inicia-se com o pensamento humano, não exatamente  o sujeito pensante mas suas ações, seu sentimentos e a vivência de um ser humano individual. Portanto, a grande separação entre a filosofia existencialista para a filosofia clássica é a oposição ente o concreto e o abstrato. Vale ressaltar que para Jean Sartre o Deus não existente e o homem nasce desprovido de tudo, ou seja, uma ser que nasce antes de todos os conceitos.

A obra o sétimo selo de Ingmar Bergman, mundialmente famosa, retrata exatamente essa fase do existencialismo, a inexistência de Deus e a buscar do verdadeiro sentido da vida. Lançada em 1957 próximo à segunda guerra mundial, das ameaças nucleares e dos traumas holocaustos, é em meio a esse clima a produção do filme o sétimo selo. Após ser convidado para uma partida de xadrez, Block se questiona durante toda a trama sobre o significado da vida enquanto tenta ganhar o jogo com a morte.

O primeiro ponto onde podemos identificar o existencialismo no filme esta no início, quando o cavaleiro ora a Deus e logo após aparece a morte. Pode se notar que o ator reza em vão e que a única verdade certa é o jogo com a morte. O filme todo ronda em torno da busca para o sentido da vida, se realmente existe Deus. O jogo de xadrez com a morte caracteriza-se como uma sátira perfeita ao que Sartre entende sobre a vida, onde se é livre para fazer escolhas, mas que inevitavelmente, independente de nossas escolhas, nunca se escapa da morte que vem para representar o absurdo da vida.

Bibliografia:
CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1997