É papel da escola instruir nossos falantes a conhecer os níveis da linguagem e prepará-los para os vestibulares e concursos, pois ao contrário do que os linguísticos falam, quando afirmam que ninguém fala errado, não admite-se erros da língua nas redações e questões que encontramos numa prova de português.
Sempre passo em frente a uma escola quando vou à universidade. Uma vez vi escrito na entrada da escola: "Proibido a entrada de carros no pátio da escola." De cara, percebi o erro, pois confusões assim são facilmente eliminadas quando nossa memória consegue entender o que é certo ou errado.
Então pensei comigo: "A escola não está cumprido com sua função, porque o certo é "É proibida a entrada de carros no pátio da escola." Então você pode perguntar: "Por quê?"
Veja bem:
Você diria "A entrada de carros no pátio da escola é proibido?" Óbvio que não, certo? Você perceberia que proibido deve concordar com o sujeito. E como o sujeito vem precedido pelo artigo "a", então dever ser "proibida" e não "proibido".
Exemplos:
É proibido entrada de animais.
É proibida a entrada de animais.
Entendeu?
Expressões como é proibido, é preciso, é necessário, é bom, etc. ficam invariáveis (=masculino singular) quando o sujeito não vier determinado por artigo ou por certos pronomes.
Caraca!
ResponderExcluirbrigadãoooo!
apokspaok
amo de paixão português e sou uma ótima aluna na matéria,mas,tem certas coisas que ''me deixam maluquinha'' ;P
agradeço novamente a explicação ;)
bejo ;*