Em 2010, a Ford caminhões lançou uma campanha com o
slogan “A gente tem estrada” para comemorar os 50 anos de Brasil. De acordo com
Oswaldo Jardim, diretor de operações de Caminhões da Ford América do Sul, as
vendas representaram um crescimento de 44% em comparação a 2009. Essa
consolidação fortaleceu a rede de distribuidores e outras foram inauguradas.
Para falar de sua trajetória no Brasil, a campanha
teve a participação da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que comemoraram 40
anos de carreira também em 2010. No documentário, a dupla conta a sua história
de vida e carreira e fazem confidências da época em que percorria as estradas
com a família num Ford Cargo, o primeiro caminhão da banda. A campanha aborda temas
do cotidiano dos caminhoneiros, em que a marca Ford se tornou a preferência
nacional pela confiança e tradição.
Para Ferreira (2009) a sintaxe ocupa
um lugar de destaque nos níveis lingüísticos. A autora diz que “a sintaxe exerce um papel mediador entre a
forma e o sentido que mobiliza os diferentes planos da língua, do fonológico ao
semântico, chegando a intervir no domínio discursivo”. A autora considera
que a língua é heterogênea, ou seja, os sentidos que circundam um “fato lingüístico qualquer são vários,
multiformes e deslizantes”. Então, pode-se afirmar que língua e
exterioridade não se separam, e as diferenças de sentidos podem funcionar num
mesmo significante.
Na campanha publicitária da Ford
Caminhões, podemos perceber essa articulação que se realiza entre o “plano do significante” e o “plano do
significado”, de acordo com a autora. Qual o significado da palavra
“estrada”? Que plano semântico podemos compreender no enunciado e que
mecanismos funcionam?
Dias e Dalmaschio (2008) aborda o
lugar sintático a partir do domínio orgânico da predicação e o de ordem
enunciativa mediante a transitividade verbal. Segundo os autores, “o verbo participa da predicação projetando
lugar-complemento”, e a ordem enunciativa “arregimenta a discursividade na ocupação ou não do lugar-complemento” que
se dá pela relação entre o acontecimento do enunciado e o domínio histórico que
constitui esse acontecimento, o que os autores chamam de “recortes de significação”.
É isso que a campanha da Ford
Caminhões faz. Ao utilizar o slogan “A gente tem estrada”, associada à carreira
da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, percebemos que, embora a palavra
“estrada” ocupa um lugar sintático projetado pelo verbo, esse lugar não é
estável e imóvel. A memória histórica do telespectador provocará um
deslocamento do domínio de referência, produzindo um efeito ao qual a campanha
publicitária propõe.
A dupla sertaneja é reconhecida pelo
seu trabalho pioneiro no Brasil, sua longa história e a sua relação com a Ford
faz com que o telespectador entenda o enunciado a partir da mobilização que
atua no espaço do lugar-complemento, em que “estrada” passa a ter novos sentidos,
preenchendo o domínio de referência do lugar objeto.
Fontes de Referências:
INDURSKY,
Feda e FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Os múltiplos territórios da Análise do
Discurso. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 1999.
DIAS,
Luiz Francisco e DALMASCHIO, Luciani. O papel da discursividade na configuração
de lugares sintáticos: Uma análise do complemento verbal. Diadorim – Revista de
Estudos Linguísticos e Literários. Vol. 4. Rio de Janeiro, 2008
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