PLANO DE CURSO 2014 – 7º ANO
I BIMESTRE
Objetivo Geral:
·
Reconhecer
o conto, artigo de divulgação científica, artigos de opinião, debates na
internet na especificidade de: intenção, contexto, circunstância comunicativa,
conteúdo temático, construção composicional e recursos linguísticos.
Objetivos Específicos:
·
Desenvolver
habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices de
previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses,
relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
·
Reconhecer
elementos paratextuais;
·
Comparar
textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
·
Aprimorar a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a
partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase;
·
Debater
temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e
argumentação oral;
·
Desenvolver
a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática
normativa;
·
Aperfeiçoar
a habilidade expressiva na produção escrita ou oral por meio dos recursos
expressivos da língua.
Conteúdos:
Caderno
de Leitura e produção:
·
Contos;
·
Artigos científicos;
·
Artigos
de opinião;
Caderno de estudos de língua e
linguagem:
·
Polissemia;
·
Ambiguidade;
·
Figuras
de linguagem: metáfora, metonímia, hipérbole, personificação, sinestesia e
ironia.
Metodologia:
·
Aulas
expositivas, aulas teórico-práticas com leituras e análises de textos, leitura
extraclasse, emprego de recurso audiovisual, trabalhos dirigidos (individuais e
em grupos), produção de gêneros textuais por meio de orientação e/ou
individuais ou em grupo, aplicação de exercícios.
Recursos didáticos:
·
Livro
didático e paradidáticos, quadro branco, pincel para quadro branco, notebook,
impressora, fotocopiadora, data show, Tv Prendrive, laboratório de informática,
sala de vídeo, sala de leitura, biblioteca, dicionário, revistas, jornais,
cartolinas, Papel A4, papel com pauta, lápis de cor, hidrocor, giz de cera,
cola, tesoura, etc.
Avaliação:
·
O aluno
será avaliado através das atividades propostas em sala ou extraclasse,
individuais ou em grupo; trabalhos individuais ou em grupo; avaliação escrita e
valores e atitudes (relações interpessoais, pontualidade, assiduidade e
participação)
II BIMESTRE
Objetivo Geral:
·
Reconhecer
os gêneros notícia, reportagem, canção, na especificidade de: intenção,
conteúdo temático, contexto, construção composicional, circunstâncias
comunicativas e recursos linguísticos.
Objetivos Específicos:
·
Desenvolver
habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices
de previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses,
relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
·
Reconhecer
elementos paratextuais;
·
Comparar
textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
·
Aprimorar
a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a partir de orientações
sobre pontuação, entonação e ênfase;
·
Debater
temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e
argumentação oral;
·
Desenvolver
a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática
normativa;
·
Identificar
os elementos do gênero notícia através da assimilação e produção textual;
·
Identificar
o verbo e locuções em diferentes situações textuais.
·
Distinguir
os termos acessórios e integrantes da oração, bem como suas particularidades.
·
Construir
o conceito de sujeito, predicado, bem como identificar os tipos de sujeito em
diferentes situações textuais;
·
Observar
e reconhecer o papel semântico e estilístico do sujeito e do predicado na
construção de textos;
Contéudos:
Caderno
de leitura e produção:
·
Reportagem;
·
Notícia;
·
Canção
Caderno de estudos da língua e
linguagem:
·
Verbos
(pessoa, número, tempo, modo)
·
Formas
nominais
·
Sintaxe e
concordância verbal;
·
Sujeito(núcleo
do sujeito, tipos de sujeito)
·
Predicado
·
Transitividade
verbal.
·
Metodologia, Recursos Didáticos e Avaliação (ver I
Bimestre)
III BIMESTRE
Objetivo Geral:
·
Reconhecer
os gêneros notícia, reportagem, cartum, mapas, roteiros, fábulas na
especificidade de: intenção, contexto, circunstância comunicativa, conteúdo,
construção composicional e recursos linguísticos.
Objetivos específicos:
·
Desenvolver
habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices
de previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de
hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
·
Reconhecer
elementos paratextuais;
·
Aprimorar
a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a partir de orientações
sobre pontuação, entonação e ênfase;
·
Debater
temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e
argumentação oral;
·
Comparar
textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
·
Desenvolver
a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática
normativa;
·
Identificar
os elementos do gênero notícia através da assimilação e produção textual;
·
Analisar
e compreender as características do gênero fábula;
·
Sistematizar
o conhecimento das regras de acentuação gráfica, bem como a grafia das
palavras.
Conteúdos:
Caderno de leitura e produção:
·
Notícia;
·
Reportagem;
·
Cartografia;
·
Fábulas
Caderno
de estudos de língua e linguagem:
·
Família
de palavras
·
Grafia de
palavras
·
Acentuação
·
Questões ortográficas
Metodologia, Recursos Didáticos e Avaliação ( ver I
Bimestre)
IV BIMESTRE
Objetivo Geral:
·
Reconhecer
o gênero poema na especificidade de: intenção, contexto, circunstância
comunicativa, conteúdo, construção composicional e recursos linguísticos.
Objetivos Específicos:
·
Desenvolver
habilidades e estratégias de leitura de textos verbais e não-verbais: índices
de previsibilidade, explicação do conteúdo implícito, levantamento de
hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade;
·
Reconhecer
elementos paratextuais;
·
Comparar
textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às ideias e à forma;
·
Aprimorar
a leitura oral e a produção textual, exercitando-se a partir de orientações
sobre pontuação, entonação e ênfase;
·
Debater
temas propostos pelo texto e desenvolver habilidades de expressão, opinião e
argumentação oral;
·
Desenvolver
a competência comunicativa na língua falada e escrita a partir da gramática
normativa;
·
Distinguir
poesia e prosa;
·
Construir
o conceito de poemas e despertar o fazer poético;
·
Conhecer
as técnicas de sonoridade e imagem do poema e produzir poemas a partir dessas
técnicas;
·
Compreender
o uso e as funções da pontuação e da vírgula.
Conteúdos:
Caderno
de práticas de literatura:
·
Poema
Caderno
de estudos de língua e linguagem:
·
Pontuação;
·
Uso da
vírgula
Metodologia, Recursos Didáticos e Avaliação ( ver I
Bimestre)
Referência:
FIGUEIREDO, Laurda de et al. Singular & Plural: leitura, produção e estudos da
linguagem. São Paulo: Moderna, 2012 (livro do professor) – 7º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário