domingo, 17 de fevereiro de 2008

Plano de Curso

Este plano de curso pode orientar alguns professores na elaboração de um. Está voltado aos alunos de Língua portuguesa da 5ª série.


PLANO DE CURSO

Discliplina: Língua portuguesa

Público Alvo: Alunos da 5ª série

Cronograma: Ano letivo de 2008.


Objetivos Gerais:
* Utilizar a linguagem como elemento articulador das situações sociais e cotidianas;
* Desenvolver o hábito da leitura e da escrita, bem como produzir e interpretar textos de diferentes gêneros;
* Compreender a gramática normativa como forma de organização de um estudo da língua;

Objetivos Específicos:
* Analisar textos fonológica e morfossintaticamente;
* Ler, interpretar e produzir textos em geral;
* Realizar os diversos tipos de leitura em sala de aula: autônoma, colaborativa, coletiva, em voz alta pelo professor, com observações, etc.
* Recitar poemas, bem como ouvir, ler e cantar músicas;
* Desenvolver a competência comunicativa através das diferentes formas de manifestação da linguagem;
* Buscar informações e pesquisas em diversas fontes: jornais, revistas, enciclopédias, etc;
* Identificar e utilizar os diversos itens gramaticais;
* Utilizar o dicionário como suporte na elaboração de palavras e criação de textos;
* Realizar estudos dirigidos;
* Resolver exercícios escritos e complementares.

Conteúdo:
* Leitura, interpretação e produção de textos;
* Competência comunicativa: o uso da gramática natural e da gramática normativa;
* Estudo da gramática através de textos;
* Comunicação: intenção, situação e contexto

* Variedades linguisticas;
* Linguagem verbal e linguagem não-verbal e mista;
* Tonicidade, acentuação, pontuação
* Palavras homógonas e homógrafas;
* Conotação e denotação;
* Análise fonológica: fonema, letra, sílaba, divisão silábica;
* Análise morfossintática: classe de palavras, sujeito e predicado, frase, oração e período, transitividade verbal, verbos, adjunto adnominal e adverbial;
* Concordância e regência (adequar ao nível do aluno);
* Elaboração de projetos: intercâmbio de cartas, coletâneas de textos de diversos gêneros, jornal-mural, produção de um livro sobre um tema pesquisado, entre outros.

Metodologia:
* Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
* Leitura, interpretação e produção de textos diversos;
* Exposição;
* Estudo dirigido;
* Pesquisas;
* Projetos;
* Resolução de exercícios;

Observação: O processo de ensino e aprendizagem como construção de conhecimento do aluno é requisito para a aplicação da metodologia, sendo esta sujeito à avaliações para a sua efetivação.



Recursos:
* CD player;
* Aparelho de TV e DVD;
* Computador;
* Letras de música, poemas e textos em geral;
* Giz e quadro-negro;
* Mural;
* Cartolinas;
* Folhas diversas
* Pinceís, réguas, lápis de cor, giz de cera, cola;
* Livro didático;
* Dicionários;
* Livros de literatura;
* Revistas em quadrinhos;
* Jornais e revistas;

Observação: Parte da realização deste plano está sujeito à alguns recursos que deverão ser disponibilizados pela escola e da motivação dos alunos.


Avaliação:
* A avaliação será realizada através da observação em relação ao interesse, à participação, ao desenvolvimento das atividades produzidas oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos, através de exercícios, trabalhos e provas;
* Assiduidade e relacionamento.


Bibliografia:
* Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília, 1997;
* http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf
* Borgatto, Ana Maria Triconi, Tudo é linguagem, 5ª série / Ana Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lúcia de Carvalho Marchezi; São Paulo: Ática, 2006.

*Preserve os direitos autorais.