terça-feira, 20 de novembro de 2018

Gincana Matemática: sugestão de provas

Na escola em que trabalha temos um projeto chamado "Gincana Matemática". Todos os anos, as turmas competem entre si, com premiação para o primeiro e segundo lugar, como medalhas e cinema. Aos interessados, deixo aqui o regulamento com as provas deste ano (2018). Então, pode usar como modelo e adaptar a sua escola. Boa Gincana!

V GINCANA MATEMÁTICA - 2018

PERÍODO DA REALIZAÇÃO: 16/10 a 21/11 - CULMINÂNCIA: 21 de Novembro

PREMIAÇÃO:
1º LUGAR NA GINCANA: Medalhas e Cinema
1º LUGAR NA VENDA DE RIFAS: Cinema

Observação: Se a turma que vender mais rifas for a turma campeã da gincana, a turma que ficar em 2º lugar na pontuação final terá direito ao Cinema.

 01 – Tabuada – Antecipada – 50 pontos (05 pontos por acerto)
            A turma deve estudar a tabuada de divisão e multiplicação. Esta prova será realizada no dia 31 de outubro. 10 alunos serão sorteados e devem responder à pergunta no tempo de 10 segundos, que será cronometrado. Após esse tempo, o aluno perde o direito de responder. Cada acerto vale 05 pontos.

02 – OBMEP – Antecipada – 100 pontos
A turma deve escolher 05 alunos para responder, individualmente, a uma prova com 15 questões selecionadas das provas OBMEP 2017 e 2018. Os alunos serão inscritos previamente, podendo ser substituídos mediante solicitação somente do professor. A prova será aplicada no dia 12 de novembro. A pontuação será definida de acordo com a soma do total de acertos dos 05 alunos participantes, na seguinte ordem de classificação:
1º lugar: 100 pontos; 2º lugar: 90 pontos; 3º lugar: 80 pontos; 4º lugar: 70 pontos; 5º lugar: 60 pontos; 6º lugar 50 pontos; 7º lugar: 40 pontos; 8º lugar: 30 pontos; 9º lugar: 20 pontos; 10º lugar: 10 pontos.

Regra: Não será aceita substituição no dia da realização da prova, com exceção de apresentação de atestado médico ou justificativa do aluno ausente. A prova do aluno substituinte será anulada sem a apresentação do atestado médico ou justificativa pelo aluno substituído.

03 – Dinheiro contado – Antecipada – 50 pontos
Esta prova será realizada no dia 06 de novembro. A turma deve escolher um participante. Nesta prova, o aluno escolhe um envelope com dinheiro e um envelope com perguntas. Ao início do cronômetro, o participante deverá responder, a cada 15 segundos, as perguntas envolvendo operações matemáticas no tempo de 2 minutos, enquanto conta o dinheiro. Após o término do tempo, o aluno deverá dizer o valor correspondente às cédulas recebidas. Caso o aluno erre, o coordenador dará uma chance, dizendo apenas se o valor é menor ou maior. A turma ganha 50 pontos pelo acerto.
Observação: O participante não é obrigado a acertar as perguntas, mas precisa responder, ainda que seja uma resposta errada. O desafio da prova é manter a concentração para conseguir contar todo o dinheiro do envelope e acertar o valor. Todos os participantes estarão presentes nesta prova e assinarão concordando com o resultado da mesma.

04 – Construção de um objeto – Antecipada – 100 pontos
A turma deve construir um objeto (casa, carro, animal, etc.) utilizando como principal material palitos de madeira (tamanho livre) ou canudos (tamanho livre). Deverá constar no mural pelo menos 2 fotos que registrem a confecção do objeto. Apenas um objeto por turma será avaliado pelo seguinte conjunto:
  • Registro da construção* – 20 pontos: A turma apresentou o registro de construção no mural?
  • Apresentação e materiais utilizados – 20 pontos: O objeto está apresentável em sua construção e foi utilizado os materiais propostos como principal?
  • Criatividade: - 20 pontos: O objeto foi construído de forma criativa?
  • Manuseio – 20 pontos: O objeto está firme, mantém-se corretamente à mesa?
  • Dificuldade de construção – 20 pontos: O poliedro é considerado difícil de construir?

As perguntas serão respondidas pelos jurados da seguinte forma: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 20 pontos

*O registro da construção será avaliado antecipadamente através de registros de, no mínimo, 2 fotos impressas coladas no mural, que demonstram a elaboração do objeto. Este quesito será avaliado pelo Coordenador.

05 – Tempo – Antecipada – 50 pontos. A turma deve inscrever um aluno para participar desta prova, que será realizada no dia 25 de outubro. O aluno poderá ser substituído mediante solicitação somente do professor.  O participante deve contar mentalmente até 1 minuto. A prova será cronometrada e vence o aluno que acertar ou chegar mais próximo do tempo estabelecido. O tempo será registrado e o aluno assinará, concordando com o tempo marcado. Esta prova vale 50 pontos, na seguinte ordem de classificação:
1º lugar: 50 pontos; 2º lugar: 40 pontos, 3º lugar: 30 pontos, 4º lugar: 20 pontos; 5º lugar: 10 pontos.

Regra: Não será aceita substituição no dia da realização da desta prova, com exceção de apresentação de atestado médico do aluno ausente. A participação do aluno substituinte será anulada sem a apresentação do atestado pelo aluno substituído.
       
06 – Desfile – Formas Geométrica – Antecipada  – 100 pontos
            A turma escolhe um aluno ou uma dupla (ou casal), que irá (irão) apresentar um traje contendo formas geométricas no dia da culminância. Cada traje deve apresentar, no mínimo, 4 formas geométricas. Serão avaliados pelos jurados o seguinte conjunto:

  • Criatividade – 25 pontos: O traje se apresenta de forma criativa?
  • Formas Geométricas – 25 pontos: O traje apresenta pelo menos 4 formas geométricas?
  • Confecção – 25 pontos:  O traje está bem confeccionado?
  • Performance (postura/desenvoltura/elegância) – 25 pontos: A performance do participante no desfile foi boa?

As perguntas serão respondidas pelos jurados da seguinte forma: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 25 pontos

07 – MURAL - Biografia dos Matemáticos da Escola– Antecipada – 100 pontos
A turma deve escolher um professor matemático da escola Ulysses Guimarães (ver relação dos professores na folha anexa) ou um professor que já tenha atuado na escola (neste caso, cabe à turma a escolha, pois não estará na relação) e fazer sua biografia, que deve ser entregue à Coordenação para exposição, obrigatoriamente, no dia 19 de novembro, 2 dias antes da culminância. Cada professor pode ser escolhido no máximo por 02 turmas de cada turno. A entrega em atraso terá punição com perda de 20 pontos. A biografia deve constar a vida do professor matemático, com textos e fotos pessoais (se o(a) professor (a) disponibilizar).  O mural deve ter a medida exata de 1,2mx1,2m, com a borda inclusa. Pode-se utilizar folha papel 40 ou TNT. Parte do mural deve ser reservado para o registro de imagens das provas 4 e 9. Os murais (entregues dentro do prazo) serão afixados na quadra pela equipe de organização. A exposição será avaliada pelo seguinte conjunto:

  • Organização – 20 pontos – O mural apresenta-se de modo organizado?
  • Criatividade – 20 pontos – O mural foi confeccionado de forma criativa?
  • Conteúdo* – 40 pontos – O conteúdo apresenta-se bem abordado e está de acordo com a proposta?
  • Caligrafia/Impressão (digitação) – 20 pontos – A letra está bem legível/impressa sem erros gramaticais/ortográficos?

As perguntas serão respondidas pelos jurados da seguinte forma: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 20 pontos.
*No quesito Conteúdo: NÃO: 20 pontos; PARCIALMENTE: 30 pontos; SIM: 40 pontos.
           
Observação: A Coordenação não se responsabiliza por perdas de material mal colado/fixado no mural durante a exposição. Cada turma fica responsável pelos materiais a serem utilizados. A escola irá fornecer apenas o que tiver disponível.

08 – Paródia – Antecipada – 100 pontos
            Cada turma deve criar uma paródia musical. A composição precisa ter frases relacionadas à matemática e o nome do (a) professor (a) matemático escolhido. A turma que apresentar a paródia utilizando playback deve disponibilizar a música com antecedência. Caso contrário, as falhas e imprevistos ocorridos durante a apresentação da turma será de responsabilidade da mesma. A paródia será apresentada no dia da Culminância e será avaliada pelo seguinte conjunto:

  • Letra – 30 pontos: A letra da música está de acordo com a proposta?
  • Criatividade – 20 pontos: A música apresenta-se elaborada de forma criativa?
  • Coreografia – 20 pontos: A turma apresentou coreografia durante a música?
  • Harmonia – 30 pontos: Todos os alunos da turma cantaram a letra da música de forma audível (que dá para ouvir e entender), com harmonia e no ritmo?  
As perguntas serão respondidas pelos jurados da seguinte forma:
Quesito Criatividade e Coreografia: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 20 pontos
Quesito Letra e Harmonia: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 20 pontos; SIM: 30 pontos

Observação: Paródia não é grito de guerra. É a versão de uma música qualquer, em que as letras são substituídas. Cada turma poderá criar também o seu grito de guerra, mas apenas para manifestação durante a torcida e poderá contar pontos  para a prova 15.

09 – Criação de Jogos Matemáticos – Antecipada – 100 pontos
A turma deve criar (1) um jogo matemático com materiais recicláveis. Pode-se utilizar materiais não-recicláveis, desde que estes não predominem na confecção do jogo.  O jogo matemático apresentando no dia da culminância e um ou mais alunos deverão explicar com funciona. Será avaliado pelos jurados de acordo com o conjunto de quesitos abaixo:
  • Registro de construção*– 20 pontos: A turma apresentou o registro de construção no mural?
  • Criatividade – 20 pontos: O jogo foi construído de forma criativa?
  •  Manuseio – O jogo pode ser manuseado sem dificuldades para realização da atividade que se propõe?
  • Utilidade – 20 pontos: O jogo é considerado útil para ser utilizado como atividade matemática?
  • Materiais utilizados – 20 pontos: O jogo tem em sua maior parte materiais recicláveis na confecção?
As perguntas serão respondidas pelos jurados da seguinte forma: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 20 pontos

*O registro da construção será avaliado antecipadamente através de registros de, no mínimo, 2 fotos impressas e coladas no mural, que demonstram a elaboração do jogo. Este quesito será avaliado pelo Coordenador.

10 – Medidas – 100 pontos (a+b)
Prova a – Medida de Peso - Antecipada: A turma deve escolher os alunos que, somando os pesos de cada um, dê exatamente o total de quilos estabelecido pelo Coordenador ou o mais próximo possível. Nesta prova, cada aluno da turma será pesado e somado os pesos. Vence a turma que acertar a medida de peso ou ficar mais próximo, sendo esta a ordem de pontuação. Para esta prova, a coordenação irá disponibilizar uma balança para realização das medidas. Assim, pode evitar diferenças de peso entre uma balança e outra. Caso o professor queira utilizar outra balança, aconselhamos a usá-la também no dia da prova.
1º lugar: 50 pontos; 2º lugar: 40 pontos, 3º lugar: 30 pontos, 4º lugar: 20 pontos; 5º lugar: 10 pontos.

Prova b – Medida de Peso – O coordenador irá disponibilizar sacolas e pedir uma quantidade peso (2,5 kg, por exemplo). Um ou mais alunos de cada turma deverá recolher, num tempo de 3 minutos, material (pedra, terra, areia etc.) e colocar dentro da sacola para ser pesado. Vence a turma que acertar a medida de peso ou ficar mais próxima, sendo esta a ordem de pontuação:
1º lugar: 50 pontos; 2º lugar: 40 pontos, 3º lugar: 30 pontos, 4º lugar: 20 pontos; 5º lugar: 10 pontos.

11 – Torta na Cara.
            A turma seleciona 05 alunos para participar da prova. Os alunos competem entre si, participando de rodadas de perguntas envolvendo a matemática. Aquele que bater primeiro terá 10 segundos para responder. Se acertar, ganha 10 pontos para a equipe e tem o direito de dar a torta na cara do desafiante. Se errar, passa os 10 pontos para a outra equipe e recebe torta na cara. Se os desafiantes não souberem as respostas, ambos levarão torta na cara. A equipe que ficar com os 05 alunos cara limpa ganha um bônus de 50 pontos.

Regras: O coordenador para de fazer a pergunta matemática assim que o participante bater. A pergunta não será repetida. Não será permitido torta na cara com força, passar torta no cabelo ou fazer provocação. O aluno que descumprir essas regras será eliminado da prova e a equipe adversária ganha por W.O. nos desafios que ocorrerem sem o participante.

12 – Rifa – Antecipada – 100 pontos
            Cada professor conselheiro deverá vender, junto com os alunos, 50 rifas de uma cesta de produtos cosméticos, cuja arrecadação será para custear os gastos e a premiação. O professor poderá solicitar mais rifas para vender. A prestação de contas pode ser feita também pelos alunos em qualquer dia e deverá ser concluída pelo professor, obrigatoriamente, no dia 19 de novembro. A turma que prestar contas em atraso perderá 20 pontos*.  A turma que vender mais rifas ganha 100 pontos, de acordo com a seguinte ordem:

1º lugar (premiação cinema): 100 pontos; 2º lugar: 90 pontos; 3º lugar: 80 pontos; 4º lugar: 70 pontos; 5º lugar: 60 pontos; 6º lugar 50 pontos; 7º lugar: 40 pontos; 8º lugar: 30 pontos; 9º lugar: 20 pontos; 10º lugar: 10 pontos.

Observação: As rifas serão repassadas a partir do dia 16 de outubro. A prestação de contas deve ocorrer somente na Coordenação da escola, com o professor Leonilto, Iszys (matutino) e Josielma (vespertino). Cada turma terá sua ficha de prestação de contas, sendo impossível obter informações sobre a prestação de contas de outra turma. As rifas que não forem vendidas devem ser devolvidas ou ressarcidas, caso tenham sido perdidas. O não ressarcimento terá como punição a perda de 01 ponto sobre cada rifa não devolvida.

* Pode ocorrer que o professor queira entregar o valor das rifas, mas não tem as rifas correspondentes. Neste caso não perderá pontos, sendo aceita a entrega das rifas no dia da culminância.

 13 – Melhor Torcida – 60 pontos

Durante a culminância, as turmas serão observadas pelo Coordenador*, que fará as anotações para a avaliação dos seguintes quesitos:

  • Animação –   10 pontos: A turma demonstrou animação durante a gincana? Vibração, comemoração nos resultados, incentivo ao aluno participante, etc.
  • Caracterização- 10 pontos: A turma apresentou-se caracterizada? Cor padrão, confecção de camisas, coletes TNT, pompons, balões, etc.
  • Colaboração – 10 pontos: A turma colaborou para o bom andamento da Gincana, seguindo as recomendações e solicitações do Coordenador?
  • Organização – 10 pontos: A turma manteve-se organizada, sempre junta e evitando a dispersão? 
  • Respeito – 10 pontos: A turma valorizou o espírito esportivo, respeitando as outras equipes e suas participações?
  • Limpeza – 10 pontos: A turma limpou o seu espaço reservado quando solicitado?

As perguntas serão respondidas pelo Coordenador da seguinte forma: NÃO: 05 pontos; PARCIALMENTE: 07 pontos; SIM: 10 pontos.

*O Coordenador, por estar à frente dos trabalhos e conhecendo melhor as turmas, perceberá com mais clareza os momentos a serem avaliados, tendo o auxílio da equipe de organização da Gincana.

ATENÇÃO: As provas e regras podem sofrer alterações com o objetivo de corrigi-las e aperfeiçoá-las, sendo repassadas ao professor conselheiro e líderes de classe. Alterações pontuais, como troca de data de realização de provas, estarão no mural do pátio da escola.


CONTAMOS COM VOCÊ PARA O SUCESSO DA V GINCANA DA MATEMÁTICA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário