Na escola em que trabalha temos um projeto chamado "Gincana Matemática". Todos os anos, as turmas competem entre si, com premiação para o primeiro e segundo lugar, como medalhas e cinema. Aos interessados, deixo aqui o regulamento com as provas deste ano (2018). Então, pode usar como modelo e adaptar a sua escola. Boa Gincana!
V GINCANA MATEMÁTICA - 2018
PERÍODO
DA REALIZAÇÃO: 16/10 a 21/11 - CULMINÂNCIA: 21 de Novembro
PREMIAÇÃO:
1º
LUGAR NA GINCANA: Medalhas e Cinema
1º
LUGAR NA VENDA DE RIFAS: Cinema
Observação:
Se a turma que vender mais rifas for a turma campeã da gincana, a turma que
ficar em 2º lugar na pontuação final terá direito ao Cinema.
A
turma deve estudar a tabuada de divisão e multiplicação. Esta prova será realizada no dia 31 de outubro.
10 alunos serão sorteados e devem responder à pergunta no tempo de 10 segundos,
que será cronometrado. Após esse tempo, o aluno perde o direito de responder. Cada
acerto vale 05 pontos.
02 –
OBMEP – Antecipada – 100 pontos
A
turma deve escolher 05 alunos para responder, individualmente, a uma prova com
15 questões selecionadas das provas OBMEP 2017 e 2018. Os alunos serão
inscritos previamente, podendo ser substituídos mediante solicitação somente do
professor. A prova
será aplicada no dia 12 de novembro. A pontuação será definida de
acordo com a soma do total de acertos dos 05 alunos participantes, na seguinte
ordem de classificação:
1º lugar: 100 pontos; 2º lugar: 90 pontos;
3º lugar: 80 pontos; 4º lugar: 70 pontos; 5º lugar: 60 pontos; 6º lugar 50
pontos; 7º lugar: 40 pontos; 8º lugar: 30 pontos; 9º lugar: 20 pontos; 10º
lugar: 10 pontos.
Regra: Não será aceita substituição no dia da realização da prova,
com exceção de apresentação de atestado médico ou justificativa do aluno
ausente. A prova do aluno substituinte será anulada sem a apresentação do
atestado médico ou justificativa pelo aluno substituído.
03 –
Dinheiro contado – Antecipada – 50 pontos
Esta prova
será realizada no dia 06 de novembro. A turma deve escolher um participante.
Nesta prova, o aluno escolhe um envelope com dinheiro e um envelope com
perguntas. Ao início do cronômetro, o participante deverá responder, a cada 15
segundos, as perguntas envolvendo operações matemáticas no tempo de 2 minutos,
enquanto conta o dinheiro. Após o término do tempo, o aluno deverá dizer o
valor correspondente às cédulas recebidas. Caso o aluno erre, o coordenador
dará uma chance, dizendo apenas se o valor é menor ou maior. A turma ganha 50
pontos pelo acerto.
Observação: O participante não é obrigado a acertar as perguntas,
mas precisa responder, ainda que seja uma resposta errada. O desafio da prova é
manter a concentração para conseguir contar todo o dinheiro do envelope e
acertar o valor. Todos os participantes estarão presentes nesta prova e
assinarão concordando com o resultado da mesma.
04 –
Construção de um objeto – Antecipada – 100 pontos
A
turma deve construir um objeto (casa, carro, animal, etc.) utilizando como principal
material palitos de madeira (tamanho livre) ou canudos (tamanho livre). Deverá
constar no mural pelo menos 2 fotos que registrem a confecção do objeto. Apenas
um objeto por turma será avaliado pelo seguinte conjunto:
- Registro da construção* – 20 pontos: A turma apresentou o registro de construção no mural?
- Apresentação e materiais utilizados – 20 pontos: O objeto está apresentável em sua construção e foi utilizado os materiais propostos como principal?
- Criatividade: - 20 pontos: O objeto foi construído de forma criativa?
- Manuseio – 20 pontos: O objeto está firme, mantém-se corretamente à mesa?
- Dificuldade de construção – 20 pontos: O poliedro é considerado difícil de construir?
As perguntas serão
respondidas pelos jurados da seguinte forma: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15
pontos; SIM: 20 pontos
*O registro da construção será avaliado antecipadamente através de
registros de, no mínimo, 2 fotos impressas coladas no mural, que demonstram a
elaboração do objeto. Este quesito será avaliado pelo Coordenador.
05 –
Tempo – Antecipada – 50 pontos. A turma deve inscrever um aluno para
participar desta prova, que será realizada no dia 25 de outubro. O aluno poderá ser substituído mediante solicitação
somente do professor. O participante
deve contar mentalmente até 1 minuto. A prova será cronometrada e vence o aluno
que acertar ou chegar mais próximo do tempo estabelecido. O tempo será
registrado e o aluno assinará, concordando com o tempo marcado. Esta prova vale
50 pontos, na seguinte ordem de classificação:
1º lugar: 50
pontos; 2º lugar: 40 pontos, 3º lugar: 30 pontos, 4º lugar: 20 pontos; 5º
lugar: 10 pontos.
Regra: Não será aceita substituição no dia da realização da desta
prova, com exceção de apresentação de atestado médico do aluno ausente. A participação
do aluno substituinte será anulada sem a apresentação do atestado pelo aluno
substituído.
06 –
Desfile – Formas Geométrica – Antecipada – 100 pontos
A
turma escolhe um aluno ou uma dupla (ou casal), que irá (irão) apresentar um
traje contendo formas geométricas no dia da culminância. Cada traje deve
apresentar, no mínimo, 4 formas geométricas. Serão avaliados pelos jurados o
seguinte conjunto:
- Criatividade – 25 pontos: O traje se apresenta de forma criativa?
- Formas Geométricas – 25 pontos: O traje apresenta pelo menos 4 formas geométricas?
- Confecção – 25 pontos: O traje está bem confeccionado?
- Performance (postura/desenvoltura/elegância) – 25 pontos: A performance do participante no desfile foi boa?
As perguntas serão respondidas pelos
jurados da seguinte forma: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 25
pontos
07 –
MURAL - Biografia dos Matemáticos da Escola– Antecipada – 100 pontos
A turma deve
escolher um professor matemático da escola Ulysses Guimarães (ver relação dos professores
na folha anexa) ou um professor que já tenha atuado na escola (neste caso, cabe
à turma a escolha, pois não estará na relação) e fazer sua biografia, que deve ser
entregue à Coordenação para exposição, obrigatoriamente, no dia 19 de novembro,
2 dias antes da culminância. Cada professor pode ser escolhido no máximo por 02 turmas de
cada turno. A entrega em atraso terá punição com perda de 20 pontos.
A biografia deve constar a vida do professor matemático, com textos e fotos
pessoais (se o(a) professor (a) disponibilizar). O mural deve ter a medida exata de 1,2mx1,2m,
com a borda inclusa. Pode-se utilizar folha papel 40 ou TNT. Parte do mural deve ser reservado para o
registro de imagens das provas 4 e 9. Os murais (entregues dentro do prazo)
serão afixados na quadra pela equipe de organização. A exposição será avaliada
pelo seguinte conjunto:
- Organização – 20 pontos – O mural apresenta-se de modo organizado?
- Criatividade – 20 pontos – O mural foi confeccionado de forma criativa?
- Conteúdo* – 40 pontos – O conteúdo apresenta-se bem abordado e está de acordo com a proposta?
- Caligrafia/Impressão (digitação) – 20 pontos – A letra está bem legível/impressa sem erros gramaticais/ortográficos?
As perguntas serão respondidas pelos
jurados da seguinte forma: NÃO: 10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 20
pontos.
*No quesito Conteúdo: NÃO: 20 pontos;
PARCIALMENTE: 30 pontos; SIM: 40 pontos.
Observação: A Coordenação não se responsabiliza por perdas de
material mal colado/fixado no mural durante a exposição. Cada turma fica
responsável pelos materiais a serem utilizados. A escola irá fornecer apenas o
que tiver disponível.
08 –
Paródia – Antecipada – 100 pontos
Cada turma deve criar uma paródia
musical. A composição precisa ter frases relacionadas à matemática e o nome do
(a) professor (a) matemático escolhido. A turma que apresentar a paródia
utilizando playback deve disponibilizar a música com antecedência. Caso
contrário, as falhas e imprevistos ocorridos durante a apresentação da turma
será de responsabilidade da mesma. A paródia será apresentada no dia da
Culminância e será avaliada pelo seguinte conjunto:
- Letra – 30 pontos: A letra da música está de acordo com a proposta?
- Criatividade – 20 pontos: A música apresenta-se elaborada de forma criativa?
- Coreografia – 20 pontos: A turma apresentou coreografia durante a música?
- Harmonia – 30 pontos: Todos os alunos da turma cantaram a letra da música de forma audível (que dá para ouvir e entender), com harmonia e no ritmo?
Quesito Criatividade e Coreografia: NÃO:
10 pontos; PARCIALMENTE: 15 pontos; SIM: 20 pontos
Quesito Letra e Harmonia: NÃO: 10 pontos;
PARCIALMENTE: 20 pontos; SIM: 30 pontos
Observação: Paródia não é
grito de guerra. É a versão de uma música qualquer, em que as letras são
substituídas. Cada turma poderá criar também o seu grito de guerra, mas apenas
para manifestação durante a torcida e poderá contar pontos para a prova 15.
09 –
Criação de Jogos Matemáticos – Antecipada – 100 pontos
A turma deve criar
(1) um jogo matemático com materiais recicláveis. Pode-se utilizar materiais
não-recicláveis, desde que estes não predominem na confecção do jogo. O jogo matemático apresentando no dia da
culminância e um ou mais alunos deverão explicar com funciona. Será avaliado
pelos jurados de acordo com o conjunto de quesitos abaixo:
- Registro de construção*– 20 pontos: A turma apresentou o registro de construção no mural?
- Criatividade – 20 pontos: O jogo foi construído de forma criativa?
- Manuseio – O jogo pode ser manuseado sem dificuldades para realização da atividade que se propõe?
- Utilidade – 20 pontos: O jogo é considerado útil para ser utilizado como atividade matemática?
- Materiais utilizados – 20 pontos: O jogo tem em sua maior parte materiais recicláveis na confecção?
*O registro da construção será avaliado antecipadamente através de
registros de, no mínimo, 2 fotos impressas e coladas no mural, que demonstram a
elaboração do jogo. Este quesito será avaliado pelo Coordenador.
10 –
Medidas – 100 pontos (a+b)
Prova a – Medida de Peso - Antecipada: A turma deve
escolher os alunos que, somando os pesos de cada um, dê exatamente o total de
quilos estabelecido pelo Coordenador ou o mais próximo possível. Nesta prova,
cada aluno da turma será pesado e somado os pesos. Vence a turma que acertar a
medida de peso ou ficar mais próximo, sendo esta a ordem de pontuação. Para
esta prova, a coordenação irá disponibilizar uma balança para realização das
medidas. Assim, pode evitar diferenças de peso entre uma balança e outra. Caso
o professor queira utilizar outra balança, aconselhamos a usá-la também no dia
da prova.
1º lugar: 50
pontos; 2º lugar: 40 pontos, 3º lugar: 30 pontos, 4º lugar: 20 pontos; 5º
lugar: 10 pontos.
Prova b – Medida de Peso – O coordenador irá
disponibilizar sacolas e pedir uma quantidade peso (2,5 kg, por exemplo). Um ou
mais alunos de cada turma deverá recolher, num tempo de 3 minutos, material
(pedra, terra, areia etc.) e colocar dentro da sacola para ser pesado. Vence a
turma que acertar a medida de peso ou ficar mais próxima, sendo esta a ordem de
pontuação:
1º lugar: 50
pontos; 2º lugar: 40 pontos, 3º lugar: 30 pontos, 4º lugar: 20 pontos; 5º
lugar: 10 pontos.
11 –
Torta na Cara.
A
turma seleciona 05 alunos para participar da prova. Os alunos competem entre
si, participando de rodadas de perguntas envolvendo a matemática. Aquele que
bater primeiro terá 10 segundos para responder. Se acertar, ganha 10 pontos
para a equipe e tem o direito de dar a torta na cara do desafiante. Se errar,
passa os 10 pontos para a outra equipe e recebe torta na cara. Se os
desafiantes não souberem as respostas, ambos levarão torta na cara. A equipe
que ficar com os 05 alunos cara limpa ganha um bônus de 50 pontos.
Regras: O coordenador para de fazer a pergunta matemática assim que
o participante bater. A pergunta não será repetida. Não será permitido torta na
cara com força, passar torta no cabelo ou fazer provocação. O aluno que
descumprir essas regras será eliminado da prova e a equipe adversária ganha por
W.O. nos desafios que ocorrerem sem o participante.
12 –
Rifa – Antecipada – 100 pontos
Cada
professor conselheiro deverá vender, junto com os alunos, 50 rifas de uma cesta
de produtos cosméticos, cuja arrecadação será para custear os gastos e a
premiação. O professor poderá solicitar mais rifas para vender. A prestação de
contas pode ser feita também pelos alunos em qualquer dia e deverá ser
concluída pelo professor, obrigatoriamente, no dia 19 de novembro. A turma que
prestar contas em atraso perderá 20 pontos*. A turma que vender mais rifas ganha 100
pontos, de acordo com a seguinte ordem:
1º lugar (premiação cinema): 100 pontos;
2º lugar: 90 pontos; 3º lugar: 80 pontos; 4º lugar: 70 pontos; 5º lugar: 60
pontos; 6º lugar 50 pontos; 7º lugar: 40 pontos; 8º lugar: 30 pontos; 9º lugar:
20 pontos; 10º lugar: 10 pontos.
Observação:
As rifas serão repassadas a partir do dia 16 de outubro. A prestação de contas
deve ocorrer somente na Coordenação da escola, com o professor Leonilto, Iszys
(matutino) e Josielma (vespertino). Cada turma terá sua ficha de prestação de
contas, sendo impossível obter informações sobre a prestação de contas de outra
turma. As rifas que não forem vendidas devem ser devolvidas ou ressarcidas,
caso tenham sido perdidas. O não ressarcimento terá como punição a perda de 01
ponto sobre cada rifa não devolvida.
*
Pode ocorrer que o professor queira entregar o valor das rifas, mas não tem as
rifas correspondentes. Neste caso não perderá pontos, sendo aceita a entrega
das rifas no dia da culminância.
Durante a culminância, as turmas serão
observadas pelo Coordenador*, que fará as anotações para a avaliação dos
seguintes quesitos:
- Animação – 10 pontos: A turma demonstrou animação durante a gincana? Vibração, comemoração nos resultados, incentivo ao aluno participante, etc.
- Caracterização- 10 pontos: A turma apresentou-se caracterizada? Cor padrão, confecção de camisas, coletes TNT, pompons, balões, etc.
- Colaboração – 10 pontos: A turma colaborou para o bom andamento da Gincana, seguindo as recomendações e solicitações do Coordenador?
- Organização – 10 pontos: A turma manteve-se organizada, sempre junta e evitando a dispersão?
- Respeito – 10 pontos: A turma valorizou o espírito esportivo, respeitando as outras equipes e suas participações?
- Limpeza – 10 pontos: A turma limpou o seu espaço reservado quando solicitado?
As perguntas serão respondidas pelo Coordenador
da seguinte forma: NÃO: 05 pontos; PARCIALMENTE: 07 pontos; SIM: 10 pontos.
*O
Coordenador, por estar à frente dos trabalhos e conhecendo melhor as turmas,
perceberá com mais clareza os momentos a serem avaliados, tendo o auxílio da
equipe de organização da Gincana.
ATENÇÃO:
As provas e regras podem sofrer alterações com o objetivo de corrigi-las e
aperfeiçoá-las, sendo repassadas ao professor conselheiro e líderes de classe.
Alterações pontuais, como troca de data de realização de provas, estarão no
mural do pátio da escola.
CONTAMOS COM VOCÊ PARA O SUCESSO DA V GINCANA DA
MATEMÁTICA!!
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