Incialmente, deixarei apenas um esboço do projeto "Bullying não é brincadeira". Depois colocarei os resultados, espero que possa orientar outros professores a trabalhar sobre a violência na escola.
METAS:
- Sensibilizar a comunidade escolar para a existência do bullying, suas facetas e conseqüências, sendo elas psicológicas, pedagógicas ou jurídicas, buscando despertá-la para o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente de desfrutar de um ambiente escolar seguro e solidário, capaz de gerar cidadãos conscientes, de respeito à pessoa humana e às suas funções;
- Desenvolver a capacidade de interpretar e produzir textos, bem como melhorar o nível de leitura e ampliação do vocabulário;Usar adequadamente as classes e as regras gramaticais em suas produções.
POR QUÊ?
- O bullying é um tipo de violência que não pode estar presente no espaço escolar. A escola precisa encarar esse desafio, promover uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais. Agressões físicas e verbais, mesmo em formas de brincadeiras, podem trazer sérias conseqüências ao comportamento do aluno, afeta a sua vida escolar e influencia os traços de sua personalidade;
- Os alunos apresentam dificuldades de expressar idéias, sentimentos, de dialogar sobre a violência;
- Há alunos com dificuldades de leitura, escrita e interpretação, bem como produzir textos estruturados.
PARA QUÊ?
- Desenvolver a habilidade de argumentar, fundamentando juízos expressos;
- Perceber preconceitos e discriminações em atitudes do dia a dia;
- Expressar idéias, sentimentos, medos, opiniões;
- Dialogar sobre a violência na adolescência;
- Desenvolver a autoconfiança e a autoestima;
- Adotar atitudes que visam resgatar valores como o respeito e a tolerância;
- Adotar atitudes de valorização das amizades;
- Compreender o valor expressivo dos sinais de pontuação e de outras notações;
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
- Escrever textos utilizando procedimentos de coerência e coesão mais adequados à língua escrita, garantindo progressão e continuidade;
- Segmentar o texto em frases, orações e parágrafos, utilizando recursos do sistema de pontuação;
- Reescrever o próprio texto;
- Identificar as classes gramaticais na utilização da escrita e leitura.
COMO?
- Apresentar o projeto aos pais e sensibilizá-los para que auxiliem a atuação docente nas atividades;
- Palestras com profissionais;
- Pedir que os alunos citem os tipos de violência na escola que conhecem;
- Realizar uma análise de dados a partir de questionários;
- Recortes de jornais e/ ou revistas que abordam a prática do bullying e sua problemática;
- Produzir paródias, poesias e outros tipos de textos;
- Realizar atividades propostas a partir de exibição de vídeos;
- Trabalhar a leitura e interpretação a partir de textos selecionados;
- Confecção de painel para exposição dos trabalhos produzidos.
CONTEÚDOS:
- Ortografia;
- Produção de textos;
- Leitura e interpretação;
- Gramática: concordância, níveis de linguagem;
- Sinônimos;
- Comunicação;
- Pontuação;
- Acentuação;
- Narração, descrição;
- Fonética;
- Classe de palavras: substantivo, adjetivo, locução adjetiva, artigos, pronome, verbo, advérbio, numeral;
- Discurso direto e indireto;
- Sujeito indeterminado e oração sem sujeito.
AVALIAÇÃO:O processo avaliativo será de forma contínua, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos.
- Qualitativos: assiduidade, esforço, desempenho das atividades, responsabilidade, etc.
- Quantitativos: participação oral, avaliação bimestral escrita, vistos nas atividades propostas, leitura fluente e com segurança, apresentação de trabalhos, etc.
Obs.: Os contéudos não serão trabalhados em todas as séries, necessariamente.
Olá... gostei muito de seu projeto. Peço permissão para praticá-lo nas escolas em que trabalho. Aguardo resposta. Abraços!!!!
ResponderExcluirLeila
Leila
ResponderExcluirFique à vontade para usar o projeto, é um prazer poder ajudar.
Abraço